data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) transferiu a reunião para tratar do retorno das atividades presenciais na instituição. A abertura do encontro chegou a ocorrer de forma virtual pelo canal da Prograd no Youtube na manhã desta quarta-feira, mas, conforme informações do Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM, problemas técnicos da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) afetaram a transmissão e impediram que o encontro tivesse continuidade. A nova reunião é na sexta-feira, às 14h, pelo canal da Prograd no Youtube.
Mesmo com poucos minutos de transmissão, na reunião, o reitor Paulo Afonso Burmann disse que o primeiro semestre de 2021 deve começar no sistema remoto:
- Temos o calendário 2021 em discussão, mas certamente o início desse calendário deverá acontecer de modo remoto. Tomara que estejamos enganados com esta afirmação que damos aqui, mas os indicadores todos apontam que teremos o início do primeiro semestre de 2021 de modo remoto.
MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021
Segundo Burmann, o assunto já está em discussão no âmbito das comissões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Pró-reitoria de Graduação. Conforme o reitor, a universidade projeta um intervalo a partir do dia 14 de fevereiro, data prevista para o encerramento do segundo semestre de 2020, para ajustar o início do primeiro semestre de 2021 e para receber os novos estudantes que entrarão pelo Sisu. Burmann adiantou que a pausa deve se estender ao longo do mês de março.
O Conselho também vai estabelecer um calendário suplementar para a recuperação das atividades práticas presenciais, que não tem data prevista para começar.
- Temos um cenário local muito preocupante, então é evidente que não podemos definir, no dia de hoje, para um futuro próximo, uma perspectiva de retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas. Não podemos nos iludir que o início da campanha da vacinação hoje possa nos trazer um cenário para março, por exemplo, de retorno, é praticamente impossível - assegurou o reitor da UFSM.
Candidatos com sintomas de Covid-19 podem pedir reaplicação do Enem
PARA OUVIR A COMUNIDADE
Paulo Afonso Burmann explicou que a reunião tem o objetivo de discutir com os estudantes, servidores e suas famílias e lideranças municipais um plano de retorno das atividades:
- São 28 mil estudantes, cinco mil servidores e servidoras espalhados pelos três campi e por vários municípios do Estado e do país. Isso dá a ideia da complexidade que envolve a tomada de qualquer decisão no âmbito da universidade neste contexto - sublinhou.
Conforme a universidade, a dinâmica do próximo encontro será focada nas perguntas que já foram recebidas nesta quarta-feira. Novos questionamentos também poderão ser enviados durante a transmissão por meio dos comentários.
São convidados prefeitos e presidentes da Câmara de Vereadores dos quatro municípios em que a UFSM tem sede. São esperados, ainda, representantes da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Associação dos Servidores (Assufsm), Associação dos Professores (Apusm), Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior (Atens) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).
As atividades presenciais estão suspensas desde 17 de março de 2020. As atividades consideradas essenciais e as aulas do segundo semestre letivo permanecem em funcionamento por meio do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede).